Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Os outros 10 grandes filmes de gangster...

Em toda lista sobre os melhores filmes de gangster que eu já vi na internet, sempre colocam os mesmos filmes, não que eles estejam errados, mas existem outros grandes filmes a serem descobertos, vamos a uma pequena lista...Não nessa ordem é claro.

Caçada na Noite (The Long Good Friday,1979,ING)
Grande filme dirigido por John Mackenzie com excelente interpetração de Bob Hopkins na pele de um velho chefão que ver seu império ruir numa sexta-feira, quando se envolve com o IRA (Exercito Republicano Irlandês).

Um Tiro de Misericórdia (State of Grace,1990,EUA)
O diretor Phil Joanou aprendeu direito os ensinamentos do velho Peckinpah, e ao lado de um elenco estelar, teceu um mosaico humano baseado levemente na gangue real que opera na parte irlandesa de Nova York, os Westies.
Lucky Luciano (Idem,1973,ITA/EUA)
O olhar italiano sobre a figura que definiu o crime organizado como ele se apresenta hoje.
O Grande Perdão (Le grand pardon,1982,FRA)
Espécie de O Poderoso Chefão francês, filme de ritmo lento como todo bom polar(genero policial francês com mais ênfase no psicológico do que na ação). Devido ao grande sucesso gerou uma continuação em 1992 com Christopher Walken.

O General (The General,1998,IRL)
A vida do gangster irlandês Martin Cahill, sobre o olhar do premiado diretor John Boorman, excelentes interpretação de Jon Voight e Brendan Gleeson. Detalhe o próprio Boorman foi vítima de Cahill que roubou sua mansão na Irlanda, foi daí que ele decidiu filmar sua vida.

Ligações Criminosas (Romanzo Criminale,2005,ITA)
Correto e perfeito filme, depois daria origem a uma mini-série, que narra a ascenção, apogeu e queda da organização criminosa Banda della Magliana, que dominou não só o crime na Cidade de Roma como participou nos anos de chumbo nos anos 70 e 80 na Itália.
Assassinato S.A (Murder, Inc.,1960,EUA)
Filme simples e espetacular, conta a história de uma organização criminosa chefiada pelo gangster judeu Louis "Lepke" Buchalter, que matou mais de 200 pessoas no começo da reformulação feita na hierarquia criminosa na cidade de New York nos anos 30. Stuart Whitman e Peter Falk dão um show a parte.

O Professor do Crime (Il camorrista,1986,ITA)
O diretor de Cinema Paradiso, Giuseppe Tornatore, em seu primeiro filme já desmostrava o talento que viria a torna-lo conhecido mundialmente. Denso e operístico, o filme narra a história verdadeira de Raffaele Cutolo, líder messiânico da Nuova Camorra Organizzata (NCO) e seu império nas ruas de Nápoles no período de 1970-1985
O Pastor (De dominee,2004,HOL)
Da Holanda veio esse correto exemplar, a vida do Barão das Drogas, Klaas Bruinsma , e o seu pequeno negócio que se transformou em um dos maiores impérios de drogas nos Países Baixos.
O Rei do Rio (Idem,1985,BRA)
E porque não um filme brasileiro, todo mundo fala em Cidade de Deus, mas eu coloco aqui esse filme de Fábio Barreto sobre a amizade de dois homens que enriquece no jogo do bicho e se tornam inimigos.Numa versão baseada em O Poderoso Chefão e na peça ''O Rei dos Ramos'', de Dias Gomes. Numa versão alegórica para o crime organizado antes da tomada do tráfico no Rio.

Nenhum comentário: