Carmine Persico |
Durante a década de 1970, o poder de Carmine Persico não parou de crescer dentro da família, ele era considerado o próximo chefe. No entanto, Persico passou grande parte da sua vida na prisão, e não estava claro se ele poderia efetivamente governar a família cumprindo sua pena, no entanto, Persico assumiu o controle
Depois que Yacovelli fugiu do país, Vincenzo Aloi, proeminente membro da família, assumiu interinamente a chefia, Aloi seria, então, preso e indiciado junto com membros proeminentes da família Lucchese por negociatas e fraude. Aloi foi condenado a nove anos de prisão.
Vincenzo Aloi |
Joseph "Joey" Brancato foi o próximo chefe interino antes da coroação de Persico, sua administração teve menos de um ano, em 1973 foi preso.
Persico saiu da prisão em 1980 e quando estava preste a reestruturar a família quando foi preso por conspiração criminal.Entre 1981 a 1987 a família Colombo foi dirigida por diversos chefes interinos, já que Persico estava preso e não sairia tão cedo.
Persico nomeou Gennaro "Jerry Lang" Langella para realizar suas ordens, cuidando da parte operacional. Durante este período, a família concentrou seus esforços no trafico de drogas e extorsão
Gennaro "Jerry Lang" Langella |
Enquanto isso, o governo intensificou sua campanha para acabar com o crime organizado nos Estados Unidos, tanto Persico e Langella enfrentam acusações no caso da Comissão da Máfia, onde o governo usou o estatuto RICO para derrubar os chefes das famílias de Nova York. Persico e Langella foram condenados e sentenciados há 100 anos cada um.
Organograma da Família Colombo - 1984 |
Soldados da Família Colombo |
Persico sabia que ele nunca iria ver a liberdade novamente, mas ele não tinha intenção de dar as rédeas. Ele havia governado a família da prisão antes, e faria de novo - pelo menos até seu filho Alphonse "Allie" Persico sair da prisão, Carmine Persico em 1987 nomeou um primo distante, Victor "Little Vic" Orena, como novo chefe interino da Família Colombo.
Alphonse "Allie" Persico |
Victor Orena |
Em novembro de 1989, Orena ordenou o assassinato de Thomas Ocera. Ocera tinha deixado a policia apreender documentos sobre esquema de agiotagem da família e participou de um assassinato de um associado de John Gotti, Gregory Scarpa, principal executor dos Colombos,estrangulou Ocera com uma corda de piano.
Gregory Scarpa Sr. |
A Terceira Guerra na Família Colombo
Victor Orena |
Orena, um capo ambiciosos de Cedarhurst, um distrito de Nova Iorque, não se contentou em ser chefe interino para Persico, ele havia decidido que deveria ser o chefe da família. Os Colombos tinham prosperado sob sua direção, embora muitos dos homens leais a Persico achavam que Orena ia dar um golpe de estado.
Em 1990, usando sua forte ligação com o chefe da Família Gambino, John Gotti, Orena peticionou à Comissão para declarar-lhe o chefe oficial da família Colombo. Dispostos a não causar mais conflitos, a Comissão recusou.
John Gotti |
Orena achava que Persico era um obstáculo ao progresso da família. Com a tensão aumentando entre Orena e Persisco, a guerra dentro da Familia Colombo seria inevitável.
Para tentar assumir a família, Orena instruiu o consigliere Carmine Sessa para pesquisar quem era leal a Persico ou não. Dada a sua popularidade no seio da família, Orena tinha certeza que ele iria ganhar a confiança de seus subordinados.Entretanto, Sessa ainda ainda era leal a Persico. Em vez de realizar a pesquisa, Sessa comunicou o plano de Orena a Carmine Persico. Enfurecido com tentativa de golpe Orena, Carmine Persico ordenou Sessa a assassinar Orena.
Carmine Sessa |
Uma teoria alternativa é que Sessa atacou Orena sem a aprovação de Carmine Persico. Era que nessa época Sessa estava envolvido no tráfico de narcóticos, passando por cima das ordem de Orena que proibia tal comercio. Temeroso de que Orena iria matá-lo, Sessa inventou a história sobre Orena sobre a sondagem dos capos.
Em 20 de junho de 1991, uma equipe de cinco pistoleiros liderado pelo consigliere de Persico, Carmine Sessa, tentaram emboscar Orena em Long Island. Mas um dos executores deixou sua arma cair no chão e acidentalmente ela disparou, Orena notou vultos e conseguiu escapar.
O atentado contra sua vida obrigou-o Orena a pedir ajuda. Ele renovou seu pedido à Comissão para destronar Persico e legitimar sua posição como chefe Indiscutível. Sessa apelou à Comissão em nome da Persico, retratando Orena como um vigarista, que estava traindo seu chefe.
A terceira guerra na Família Colombo tinha começado.
O conflito que teve inicio em 1991 e duraria dois anos, a Família Colombo estava dividida em duas facçõess lutando pelo poder, a de Carmine "Junior" Persico e da de Vittorio "Vic" Orena .
Nicholas "Nicky Black" Grancio, assassinado na guerra Colombo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário