Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Família Colombo - Parte 2

A Guerra Gallo-Profaci

Joseph Profaci

Joseph Profaci tornou-se um dos chefes da máfia mais rico dos Estados Unidos e era conhecido como "O Rei do Azeite.” Ele governou sua família por três décadas sem um sério desafio à sua liderança. Mas no início da década de 1960, os chefes das Famílias Gambino, Lucchese e Genovese estavam prontos para uma mudança no alinhamento de energia no submundo de nova-iorquino. A aliança Profaci-Bonanno havia se tornado grande demais e atrapalhava as ambições das outras famílias. Carlo Gambino buscou aliados entre os homens de Profaci, plantando a semente da discórdia no clã Profaci, a postura do velho chefe iria contribuir com a insatisfação de seus comandados.
Carlo Gambino
Profaci vivia em uma mansão enorme em uma propriedade de 328 acres em Long Island, que ostentava um pavilhão de caça e seu próprio aeroporto privado. Mas, enquanto outros chefes eram frequentemente generoso com sua riqueza, Profaci era um sovina em relação a sua família.

Uma das exigências mais impopular de Profaci foi de cobrar US $ 25 de cada soldado em sua família, o dízimo, um velho costume siciliano, que somaram aproximadamente US $ 50.000 por mês, era para apoiar as famílias de mafiosos na prisão. No entanto, a maior parte desse dinheiro ficou com Profaci. Além disso, Profaci não tolerava qualquer dissenso às suas políticas. Pessoas que manifestaram descontentamento com a política do dízimo ou outros assuntos foram assassinadas.

Frank "Frankie Shots" Abbatemarco, poderoso capo da Familia Profaci, começou a se recusar a pagar as exigências excessivas de Profaci. Frankie controlava uma lucrativa loteria de números e comandavam duas facções da Familia (os irmãos Gallos, Lawrence, Albert, e Joey, e os Garfield Boys, liderada por Carmine Persico) que operavam em Red Hook, Brooklyn. 

 
Frank "Frankie Shots" Abbatemarco
Joey Gallo
Larry Gallo e Joey Gallo
Carmine Persico

Em 1959, Joseph Profaci ordenou a Joe Gallo que matasse Frankie Abbatemarco, em troca Gallo assumiria o comando da loteria. Crazy Joe Gallo concordou, então no dia  04 de Novembro de 1959, Frank Abbatemarco foi assassinado quando saia de um  bar no Brooklyn, Profaci então ordenou que os Gallos entregasse o filho  de Abbatemaro , Anthony, o que não feito então  Profaci se recusou a dar-lhe o comando do jogo,dividindo-o com seus mais próximos aliados, e com isso os irmãos Gallos e os Garfield Boys declararam guerra contra Profaci e seus seguidores. 

27 de Fevereiro de 1961, os irmãos Gallos sequestraram Frank Profaci (irmão Joe Profaci), Salvatore Mussachia,  John Scimone  e o subchefe da família, Joseph Magliocco, os Gallos, em seguida, mandaram um aviso a  Profaci dizendo para que entrassem em acordo e devolvesse o que era deles.

Joseph Magliocco

Temendo pela vida de seus mais próximos aliados, Profaci enviou seu consigliere Charles "The Sidge" LoCicero para negociar com eles. Após semanas de negociações, os dois lados chegaram a um acordo, e os reféns foram liberados. Todo mundo estava aparentemente feliz com o resultado.

Nessa mesma reunião, LoCicero entrou em acordo com Carmine Persico para apoiar qualquer ação contra os Gallos, temendo a reação de Profaci, Persisco aceitou a oferta.

Em 20 de Agosto, 1961 Joseph Profaci  ordenou os assassinatos dos irmãos Gallo e de toda sua facção, então começou a retaliação, Joseph "Joe Jelly" Gioielli foi assassinado.

O segundo alvo foi  Larry Gallo que atraído por  John Scimone a um bar no Brooklin, onde estava Carmine Persico e Salvatore "Sally" D'Ambrosio que logo  jogaram uma corda no seu pescoço e começaram a sufocá-lo. Eles ameaçaram matá-lo se ele não chamasse seus irmãos.

Larry Gallo sabia que se ele chamasse seus irmãos, todos acabariam  mortos, então ele se recusou a cooperar. A corda era puxada mais apertada, e Larry teria sido assassinado se um policial não tivesse entrado no estabelecimento de repente, A porta da frente do bar tinha sido deixada entreaberta, e porque era um domingo, e segundo uma lei municipal, todos os estabelecimentos comercias, inclusive bares deveriam esta fechados, o policial chegou para investigar.

Quando notou toda a movimentação  o policial tentou interceder e foi alvejado no rosto, morrendo em seguida, Larry Gallo escapou por pouco e os executores fugiram em um  Cadillac. ( Cena semelhante foi ao ar no filme O Poderoso Chefão 2)

Os Gallos, em seguida, começaram a chamar Carmine Persico  de "The Snake"( A Cobra), pela traição, a guerra continuou, resultando em nove assassinatos e três desaparecimentos .

A guerra continuava mesmo quando Crazy Joe Gallo foi condenado a sete anos por homicídio no final de Novembro de 1961.

No início de 1962, Carlo Gambino e Tommy Lucchese foi perante a Comissão e propôs que Profaci se aposente como chefe para o bem de sua família e a paz entre o submundo americano, Joe Bonanno veementemente opôs a tal movimento, temendo que ele perderia seu aliado mais importante.

Joseph Bonanno


A Comissão decidiu não interceder nesse assunto, logo depois Joe Profaci faleceu de câncer, deixando Joe Magliocco como  chefe. A guerra continuou entre as duas facções. Em 1963, Carmine Persico sobreviveu a um carro-bomba e seu executor, Hugh McIntosh, foi baleado na virilha. Em 19 de maio de 1963, membros da facção dos Gallos abriram fogo contra Carmine Persico várias vezes, Persico sobreviveu.

A Guerra perdeu a força no segundo semestre de 1963, quando dois principais  membros da facção Gallo foram assassinados e outros dezessete foram indiciados em uma variedade de acusações de extorsão, finalmente terminou em 1964.

Magliocco pode ter um pouco de paz com o fim da guerra civil em sua família, mas seus problemas apenas tinham começado, Ele tinha herdado uma aliança entre Profaci e Bonanno, Antes Profaci morrer, planejavam assassinar os chefes Carlo Gambino, Tommy Lucchese, Stefano Magaddino ( primo de Bonanno) e Frank DeSimone (chefe da Família de Los Angeles).

Frank DeSimone 

Stefano Magaddino

Tommy Lucchese
O objetivo de Bonanno era se livrar de seus inimigos e se tornar o chefao da comissão. Magliocco deu o contrato para Joe Colombo.

Joe Colombo

O jovem Colombo temendo um novo conflito no submundo, ao invés de realizar as execuções, Colombo informou Lucchese e Gambino da conspiração. Eles, por sua vez foram para a Comissão e exigiram justiça.

A Comissão convocou Bonanno e Magliocco para se explicar. Temendo por sua vida, Bonanno escondeu-se no Arizona, deixando Magliocco para lidar com a Comissão. Profundamente abalado e com a saúde debilitada, Magliocco confessou o seu papel no esquema. A Comissão poupou a vida de Magliocco, mas o forçou a se aposentar como chefe de família Profaci e pagar uma multa de US $ 50.000.

Em 28 de Dezembro de 1963, Joseph Magliocco morreu de um ataque cardíaco e foi sepultado em Long Island, Nova York. A Comissão nomeou Colombo como seu sucessor. Em 1969, as autoridades ordenaram a exumação do corpo Magliocco para determinar se ele tinha sido envenenado, mas os resultados foram negativos.

Joe Colombo

Nenhum comentário: