Páginas

domingo, 30 de maio de 2010

Blanche Barrow

Bennie Iva "Blanche" Frasure (nascida Caldwell), Nasceu em Garvin, Oklahoma, 1 de janeiro de 1911 - Dallas, Texas, 24 de dezembro de 1988.

Certidão de Nascimento


Ela era a única filha de Matthew Fontain Caldwell (23 de junho de 1871 - 19 de setembro de 1947) e Bell Lillain Pond (1894 - 24 de fevereiro, 1995). Quando nasceu, seu pai tinha 40 anos e sua mãe tinha apenas 16. Seus pais se divorciaram quando Blanche ainda era criança. Ela foi criada por seu pai, que foi amado por ela pelo resto de sua vida. Seu pai ganhava a vida como um madeireiro e um agricultor. Matthew Caldwell era um homem religioso e devoto, ocasionalmente, pregou como um ministro leigo, mesmo que ele não era um ministro ordenado. Aos 17 anos, Blanche foi forçada a se casar com um homem muito mais velho, John Callaway; um casamento arranjado por sua mãe, que ofereceu Blanche a Callaway na premissa de que Callaway tinha dinheiro e recompensaria ela e Blanche. Blanche fugiu. Em seu livro, My Life with Bonnie and Clyde, Blanche afirma que a experiência com Callaway a deixou incapaz de gerar filhos. Em 11 de novembro de 1929, escondendo-se do marido no Condado de Dallas, Blanche encontrou Buck Barrow. Buck foi duas vezes divorciado e teve filhos. Ele também era um criminoso. No entanto, o casal se apaixonou.
Marvin "Buck" Barrow
Blanche Barrow

Em 29 de novembro de 1929, vários dias após de conhecer Blanche, Buck Barrow foi baleado e capturado na sequência de um assalto em Denton, Texas. Ele foi julgado, condenado e sentenciado a cinco anos no Sistema Prisional do Estado do Texas. Em 8 de março de 1930, no entanto, Barrow escapou da Ferguson Prison Farm perto de Midway, Texas. Ele simplesmente saiu da prisão, roubou um carro guarda, e foi aos seus pais no oeste de Dallas, onde Blanche estava vivendo.

Gangue Barrow

Em 3 de julho de 1931, Blanche e Buck se casaram em Oklahoma e passaram a lua-de-mel na Flórida. No entanto, apesar de se esconder com o marido e acompanhando-o em uma série de assaltos à mão armada, Blanche não estava interessada em seguir a carreira criminosa. Ela e outros membros da família Barrow convenceram Buck a se entregar às autoridades da prisão do Texas e completar a sua sentença. Em 27 de dezembro de 1931, Buck foi conduzido para Huntsville, Texas, onde ele disse para oficiais da prisão que havia escapado quase dois anos antes e precisava retomar a sua sentença. Após a sua libertação em 22 de março de 1933, Buck Barrow, na companhia de Blanche, se juntou a seu irmão mais novo Clyde, Bonnie Parker, e WD Jones em Joplin, Missouri, onde participou de vários assaltos à mão armada.

Bonnie e Clyde
Blanche e Buck

Embora Blanche Barrow nunca ter disparado um tiro durante este tempo, ela estava presente durante o vicioso tiroteio de 13 de abril de 1933, em Joplin, Missouri, em que dois agentes da lei, o Policial do Condado de Newton Wes Harryman e o Detetive da Cidade de Joplin Harry McGinnis, foram mortos. Ela não estava presente quando Buck Jones e WD mataram o Marechal de Alma City Henry Humphrey, durante um breve tiroteio na estrada entre Alma e Fayetteville, Arkansas, 23 de junho de 1933. Mas ela estava presente durante o tiroteio de 19 de julho de 1933, na Red Crown Tourist Court próximo a Platte City, Missouri, em que três pessoas ficaram feridas, incluindo o Xerife do Condado de Platte Holt Coffey. Buck foi mortalmente ferido nessa luta com um tiro na cabeça, mas não morreu. Blanche também foi ferida, mas ela e Buck conseguiram escapar com Bonnie, Clyde e WD Jones para um parque de diversões abandonado perto de Dexter, Iowa. Em 24 de julho de 1933, cinco dias depois, houve mais uma batalha. Buck foi ferido novamente, desta vez nas costas, e foi capturado junto com Blanche. Bonnie, Clyde e WD Jones, todos feridos, escaparam. Buck morreu no King Daughters Hospital em Perry, Iowa, no dia 29 de julho de 1933, de complicações dos tiros.
Prisão
Blanche algemada

Blanche, cujo peso caiu para 36,7 kg, foi extraditada para o Condado de Platte, Missouri, para ser julgada por tentativa de assassinato do Xerife Holt Coffey, que foi ferido no tiroteio na Red Crown em 19 de julho de 1933. Ela foi condenada e sentenciada a dez anos na penitenciária do Missouri. Tanto durante seu tempo na prisão quanto depois da sua liberdade condicional, ela permaneceu em estreito contato com o Xerife Coffey e sua família, bem como com o Procurador do Condado de Platte David Clevenger. Na verdade, eles foram fundamentais em sua liberdade condicional.

Mugshot

Sentença e depois da prisão

Blanche foi condenada a dez anos de prisão por sua participação no tiroteio em Platte City.; Ela cumpriu seis anos e recebeu um tratamento médico para seu olho esquerdo, que foi perfurado com vidro durante o tiroteio em Red Crown Cabins, e acabou perdendo a visão do olho esquerdo.

Com o ferimento no olho

Após sua libertação da prisão, Blanche Barrow se mudou para Dallas, Texas. Ela estava se casou em 1940 com Eddie Frasure. Um ano depois, ela ganhou sua liberdade condicional. Em 1965, o casal adotou um garoto de 12 anos chamado Ricky. Eddie morreu em 1969 e Blanche morreu de câncer em 24 de dezembro de 1988, pouco mais de uma semana para seu aniversário de 78 anos. Ela foi enterrada em Dallas Grove Hill Memorial Park, sob o nome "Blanche B. Frasure".". Suas memórias, My Life With Bonnie and Clyde, foram publicadas em 2004.

Condicional

Antes de sua morte.

Reação ao filme Bonnie and Clyde

Em 10 de abril de 1968 na 40ª Cerimônia do Oscar, Estelle Parsons ganhou o Oscar de melhor atriz em um papel coadjuvante por sua interpretação de Blanche no filme Bonnie and Clyde (1967). Blanche estava descontente com o filme.

Fonte: Wikipédia e http://texashideout.tripod.com/blanche.html

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A HIERARQUIA DA COSA NOSTRA



A hierarquia descrita a seguir se refere especificamente à Cosa Nostra. Outros grupos possuem hierarquias semelhantes que, no entanto, podem se distinguir em alguns aspectos.

Cada grupo é formado por várias gangues, as chamadas famílias. O número delas pode variar de um pouco menos de 10 até mais de 100 famílias. Às vezes, o surgimento de uma nova família requer a aprovação dos cabeças das demais famílias, ao passo que, em outros casos, um grupo pode surgir da ramificação de outra família e consolidar o seu poder, sendo reconhecido como uma nova família com o passar do tempo. Embora cada família tenha seus próprios negócios, não é raro existir um alto grau de confusão entre eles dependendo da proximidade das famílias e da semelhança entre os empreendimentos.

O líder de cada família é conhecido como chefão ou dom. As decisões mais importantes são tomadas por ele e o dinheiro apurado pela família acaba fluindo em sua direção. A autoridade do chefão é indispensável para resolver diferenças e manter todo mundo na linha.

Logo abaixo do chefão está o subchefe. Ele é o segundo escalão da hierarquia. No entanto, o grau de influência que exerce pode variar. Alguns resolvem disputas sem passar pelo chefão. Já outros são preparados para substituir o chefão quando ele estiver velho ou correndo risco de ir parar na cadeia.

Abaixo do subchefe aparecem vários capos. O número de capos varia geralmente de acordo com o tamanho da família. O capo age como um gerente, controlando sua própria célula da família. Sua função é cuidar da operação de atividades específicas. O território do capo tanto pode ser definido geograficamente ("tudo que fica a oeste da 14th Street pertence ao Louie 'The Key' DiBartolo") como pelo tipo de negócio ilícito em questão ("Alfonze 'Big Al' Maggioli é quem manda na loteria clandestina"). A chave para se tornar um capo de sucesso é fazer dinheiro. Parte da receita desses negócios ilícitos fica com o capo, o que sobra é repassado para o subchefe e o chefão.

O "trabalho sujo" fica por conta dos soldados. O soldado ocupa o posto mais baixo entre os homens feitos. Eles fazem parte da família mas têm pouca autoridade e ganham relativamente pouco dinheiro. O número de soldados sob as ordens de um determinado capo é imensamente variável.

Além dos soldados, a máfia também se vale dos associados. Estes não são verdadeiros membros da máfia, porém cooperam com soldados e capos em diversos empreendimentos criminosos. Um associado é simplesmente uma pessoa que trabalha com a máfia, podendo ser arrombadores, traficantes, advogados, banqueiros de investimentos, policiais e até mesmo políticos.

Há ainda outra posição na família que tem algo de folclórica - trata-se do consigliere. O consigliere não é considerado parte da hierarquia da família: sua função é atuar como conselheiro e tomar decisões imparciais com base na justiça e não em sentimentos pessoais ou vendetas familiares. Via de regra, o posto deve ser preenchido pelo voto dos membros da família, não por indicação do chefão. Na prática, porém, os consiglieres às vezes são indicados e nem sempre são imparciais.

Fonte: Como Tudo Funciona

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Etimologia da palavra Máfia

Deputado italiano Leopoldo Franchetti


A palavra "mafia" foi tirada do adjetivo siciliano mafiusu, que tem suas raízes no árabe mahyas, que significa "alarde agressivo, jactância" ou marfud, que significa "rejeitado". Traduzido livremente, significa bravo. Referindo-se a um homem, mafiusu, no século XIX, significava alguém ambíguo, arrogante, mas destemido; empreendedor; orgulhoso, de acordo com o acadêmico Diego Gambetta.
Diego Gambetta

De acordo com o etnógrafo siciliano Giuseppe Pitrè, a associação da palavra com a sociedade criminosa foi feita em 1863 com a peça I mafiusi di la Vicaria (O Belo Povo da Vicaria) de Giuseppe Rizzotto e Gaetano Mosca, que trata de gangues criminosas na prisão de Palermo. As palavras Máfia e mafiusi (plural de mafiusu) não são mencionadas na peça e foram, provavelmente, inseridas no título para despertar a atenção local.

A associação entre mafiusi e gangues criminosas foi feita através da associação que o título da peça fez com as gangues criminosas, que eram novidade nas sociedades siciliana e italiana àquela época. Consequentemente, a palavra "máfia" foi criada por uma fonte de ficção vagamente inspirada pela realidade e foi utilizada por forasteiros para descrevê-la. O uso do termo "máfia" foi posteriormente apropriado pelos relatórios do governo italiano a respeito do fenômeno. A palavra "mafia" apareceu oficialmente pela primeira vez em 1865 num relatório do prefeito de Palermo, Filippo Antonio Gualterio.

Leopoldo Franchetti, um deputado italiano que viajou à Sicília e que escreveu um dos primeiros relatórios oficiais sobre a máfia em 1876, descreveu a designação do termo "Mafia": "o termo máfia encontrou uma classe de criminosos violentos pronta e esperando um nome para defini-la e, dado ao caráter e importância especial na sociedade siciliana, eles tinham o direito a um nome diferente do utilizado para definir criminosos comuns em outros países."


Segundo uma lenda urbana, a palavra "Mafia foi usado pela primeira vez na revolta siciliana - Vésperas sicilianas(1) - contra o governo da Casa de Anjou-Sicília (2) em 30 de Março de 1282. Nesta lenda, Mafia é um acrônimo para "Morte alla Francia, Italia Anela" (italiano para "Morte a França, Itália chora!").

Vésperas Sicilianas (1846) de Francesco Hayez

1 - As Vésperas sicilianas (em siciliano e italiano: Vespri siciliani) foi o nome dado a uma revolta em 1282 contra o reinado de Carlos I de Anjou na Sicília, que havia tomado controle da ilha em 1266 com o auxílio do papa Clemente IV.
2 - A Casa de Anjou-Sicília, também conhecida como a Casa de Anjou Capeta, foi uma importante casa real européia e era um um braço da dinastia Capetiana. Fundada por Carlos I da Sicília, filho mais novo do rei Luís VIII da França, que reinou no Reino da Sicília.

Fonte: Wikipédia.

sábado, 1 de maio de 2010

Carlo Alberto Dalla Chiesa




Nasceu em Saluzzo, Cuneo, no dia 27 de Setembro de 1922, em 1974 Tornou-se comandante militar da região d Piemonte Valle d’Aosta e criou uma organização antiterrorismo em Turim que conseguiu desbaratar a organização terrorista brigada Vermelha quando prendeu Renato Curcio e Alberto Franceschini.

Com o sucesso sobre as Brigadas Vermelhas em 01 de Maio de 1982, foi nomeado Prefeito de Palermo e jurou acabar com a máfia, que na época estava em guerra.

O chefe da máfia siciliana Salvatore Riina ordenou a execução de Chiesa. No dia 03 de Setembro de 1982, exatamente 100 dias depois da posse como prefeito de Palermo, Chiesa junto com sua esposa e seu motorista a bordo de um Autobianchi A112 estava transitando a noite e foram interceptado por um grupo de homens de motocicleta e um carro que o forçou para fora da pista onde veio a colidi com um veículo estacionado, os pistoleiros abriram fogo, Dalla Cheisa e sua esposa junto como motorista foram brutalmente assassinados.