A palavra "mafia" foi tirada do adjetivo siciliano mafiusu, que tem suas raízes no árabe mahyas, que significa "alarde agressivo, jactância" ou marfud, que significa "rejeitado". Traduzido livremente, significa bravo. Referindo-se a um homem, mafiusu, no século XIX, significava alguém ambíguo, arrogante, mas destemido; empreendedor; orgulhoso, de acordo com o acadêmico Diego Gambetta.
De acordo com o etnógrafo siciliano Giuseppe Pitrè, a associação da palavra com a sociedade criminosa foi feita em 1863 com a peça I mafiusi di la Vicaria (O Belo Povo da Vicaria) de Giuseppe Rizzotto e Gaetano Mosca, que trata de gangues criminosas na prisão de Palermo. As palavras Máfia e mafiusi (plural de mafiusu) não são mencionadas na peça e foram, provavelmente, inseridas no título para despertar a atenção local.
A associação entre mafiusi e gangues criminosas foi feita através da associação que o título da peça fez com as gangues criminosas, que eram novidade nas sociedades siciliana e italiana àquela época. Consequentemente, a palavra "máfia" foi criada por uma fonte de ficção vagamente inspirada pela realidade e foi utilizada por forasteiros para descrevê-la. O uso do termo "máfia" foi posteriormente apropriado pelos relatórios do governo italiano a respeito do fenômeno. A palavra "mafia" apareceu oficialmente pela primeira vez em 1865 num relatório do prefeito de Palermo, Filippo Antonio Gualterio.
Leopoldo Franchetti, um deputado italiano que viajou à Sicília e que escreveu um dos primeiros relatórios oficiais sobre a máfia em 1876, descreveu a designação do termo "Mafia": "o termo máfia encontrou uma classe de criminosos violentos pronta e esperando um nome para defini-la e, dado ao caráter e importância especial na sociedade siciliana, eles tinham o direito a um nome diferente do utilizado para definir criminosos comuns em outros países."
Segundo uma lenda urbana, a palavra "Mafia foi usado pela primeira vez na revolta siciliana - Vésperas sicilianas(1) - contra o governo da Casa de Anjou-Sicília (2) em 30 de Março de 1282. Nesta lenda, Mafia é um acrônimo para "Morte alla Francia, Italia Anela" (italiano para "Morte a França, Itália chora!").
1 - As Vésperas sicilianas (em siciliano e italiano: Vespri siciliani) foi o nome dado a uma revolta em 1282 contra o reinado de Carlos I de Anjou na Sicília, que havia tomado controle da ilha em 1266 com o auxílio do papa Clemente IV.
2 - A Casa de Anjou-Sicília, também conhecida como a Casa de Anjou Capeta, foi uma importante casa real européia e era um um braço da dinastia Capetiana. Fundada por Carlos I da Sicília, filho mais novo do rei Luís VIII da França, que reinou no Reino da Sicília.
Fonte: Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário